31.1.07

O Rio precisa se reinventar

Tem uma entrevista interessante no site do Jornalista Paulo Henrique Amorim, com o economista André Urani (clique aqui para ler a íntegra).

Fala da crise das regiões metropolitanas no Brasil, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Como sou carioca vou falar do Rio.

O Rio, depois que deixou de ser capital, ainda não redescobriu a sua vocação, não se reinventou. Tivemos uma sobrevida com ajuda da indústria de transformação dentro do modelo economico fechado do regime militar, mas a coisa desandou com as crises e a abertura econômica na década e 90.


Desde então nosso estado, e principalmente a cidade do Rio, vem definhando.


Discutimos incansavelmente e atacamos as consequências, violência, favelização ... Mas não discutimos a causa, o cerne da questão: a estagnação economica, principalmente da capital.


Precisamos redescobrir nosso caminho ! Turismo, audiovisual, esportes, informática, semicondutores, softwares, temos vários caminhos que combinam com as nossas vocações.


Falta alguém, um movimento da sociedade, artistas, intelectuais, que consiga resgatar a auto-estima e estimular o imaginário carioca para uma virada, uma volta por cima.


Como diz a entrevista:


Paulo Henrique Amorim – Então, para resumir, o que eu posso dizer é que a participação de São Paulo e do Rio no PIB é decrescente e que será preciso se reinventar?

André Urani – Sim. E isso não virá de presente de cima, de Brasília. Dependerá da capacidade de todos nós que vivemos nestas cidades e que continuamos querendo viver ali de arregaçar as mangas, de pensar o que queremos fazer ali, porque aquilo que fomos fazer ali não é mais reeditável. As pessoas que foram para lá nos anos 60, 70, até 80 em busca de um futuro na indústria não vão mais encontrar futuro na indústria. Tem que se reinventar e isso passa por um esforço de anos e anos, não tem passe de mágica.


Vamos torcer para que este momento esteja chegando.