26.1.07

Apesar do BC ...

0,25 % ??



Assim emPACa !!
A decisão do Banco Central de reduzir o ritmo de queda dos juros, poucos dias após o lançamento do PAC - Pacote de Aceleração do Crescimento - é no mínimo contraditória e difícil de entender.
O indice de inflação está abaixo da meta central. O preço do petróleo está em queda, não há nada que indique algum risco de crise mundial. A capacidade instalada da indústria brasileira está sub-utilizada e, até onde eu sei, apesar do crescimento não existe nenhum sinal de superaquecimento no consumo por aqui.
Sendo assim, alguns interpretam o movimento como uma demonstração de força do Banco Central, outros de independência. Ainda outros acham que estava na hora do ritmo diminuir para estender o tempo de queda.
Enfim, quando a ata do Copom, que explica a decisão, vier vamos saber o que se passa na cabeça dos deuses no Olimpo.
A queda dos juros tem efeitos importantes:
1) Migra os investimentos em títulos do governo, seguros para os investidores mas que não geram 1 emprego, para o investimento em renda variável (capitalizando as empresas), expansão dos negócios, fundos de infra-estrutura, crédito (no caso dos bancos), etc
É uma conta simples: enquanto os empresários e investidores estiverem ganhando com os títulos, que tem praticamente risco zero, MAIS do que com a expansão dos negócios não vale a pena investir. Para que arriscar ?
2) A queda dos juros também libera recursos do governo para investir em infra-estrutura ou reduzir a carga tributária. Você sabia que quase 1/3 do que você paga de impostos vai para o pagamento de juros desta dívida que o Henrique Meirelles insiste em remunerar tão maravilhosamente bem ?
3) Tem também um é o efeito "psicológico" que "freia" a economia, subindo quando a demanda está muito aquecida, e a capacidade instalada das indústrias não é suficiente. Quando está em queda sinaliza que é hora de investir.
Só que o empresário não vai investir na velocidade que o Brasil precisa, e optou com mais de 60% dos votos, se o BC continuar com o freio de mão puxado. Não há PAC que dê jeito.
O que explica isso ? A decisão está na mão do presidente do BC e mais 8 diretores. O perfil da maioria dos diretores é conservador, formados fora do País com passagens por instituições financeiras e organismos multilaterais como o FMI e o Banco Mundial. Veja o perfil deles no site do jornalista Paulo Henrique Amorim clique aqui.
Ou seja, são a última trincheira, em um lugar estratégico, do pensamento econômico que dominou o país durante a década de 90 e início dos anos 2000.
Só que agora o país quer mudar, quer deixar esse período para trás. Mas essa é uma questão bombástica pois mexer nesse ninho de marimbondos é mexer com o núcleo central de interesses poderosíssimos dentro e fora do país.
Seria uma ruptura radical, e o Lula não é chegado a rupturas.
Se ele está certo ? Até agora eu acho que sim, daqui para frente só o futuro dirá.
Mas acredito que o país vai continuar evoluindo.
Apesar do BC, amanhã há de ser outro dia ...