Síndrome do Escorpião
Do blog de hoje do Luis Nassif (um dos meus preferidos):
25/12/2006 10:58
Dos fatos e das manchetes
Entrevista com Paulo Lacerda, diretor geral da Polícia Federal, na "Folha" de hoje:
FOLHA - A PF foi usada como bandeira eleitoral pelo governo.
LACERDA - A minha visão é de que a PF foi também muito criticada politicamente. Então, se em determinado momento setores do governo usaram as boas ações da PF em prol da imagem do governo, eu acho isso natural. Se o governo sofre críticas por eventuais erros da polícia, por que não deveria usar aquilo quando ela acerta? Acho natural. Nunca entrei nesse jogo político. O uso da imagem da PF na cena política foi com base nos trabalhos que a PF realizou. Ninguém veio aqui dentro da PF para pegar entrevista minha para dizer "este governo é muito bom". O que se usou foram trabalhos da PF que eram públicos. Percebi que foram usados na campanha como uma demonstração de um órgão no qual o governo investiu e que produziu resultados que estavam patentes.
Manchete: “Lacerda admite que governo usou imagem da PF na eleição”.
O próprio Nassif explica este "fenômeno" dos "grandes" jornais brasileiros no que ele chama de "síndrome do escorpião".
Ele escreve no dia 01/12: "Não tem escapatória. Hoje em dia há um verdadeiro pavor de empresas e pessoas em geral de atender a determinados jornais, porque é grande a probabilidade de serem alvos de matérias maldosas. Os que não atendem são alvejados sumariamente. Os que atendem, também.
Essa síndrome do escorpião – o exercício continuado de atirar em qualquer um que passa na frente – desenvolveu-se em algumas redações nos anos 80 e transbordou. Hoje em dia, se transformou em um distúrbio invencível em algumas publicações, uma posição suicida em um momento em que erros como esses são imediatamente identificados e divulgados pela Internet"
http://luisnassif.blig.ig.com.br/
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home